O Dia Nacional do Combate ao câncer foi criado em 1988, para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença. ( Fonte: INCA – Instituto Nacional de câncer).
Aproveitando a proximidade com a data, o Projeto SOPREV realizou sob a orientação da pedagoga Milza Lemos Ferreira Belim e a cirurgiã dentista Silma Assunção de Melo Lopes esta oficina.

Este trabalho envolveu atividades lúdicas, motoras, artística, de pesquisa na Internet, folhetos e livros.






As crianças manusearam o material disponível e em seguida fizemos um grande debate
Silma, com a proposta de construir coletivamente o conhecimento sobre câncer, fez uma tempestade de ideias com os alunos quando lançou a pergunta “o que é câncer para você?”
As respostas deveriam ser curtas e foram bastante diversificadas: doença grave, sofrer, muito perigosa, mata, muito dolorido, assustador, câncer só se cura depois de 05 anos, perigosa, contagiosa, medo do desconhecido, prevenção, tristeza, câncer é quase incurável; em cima destas colocações foi discutido o tema de forma a promover as orientações necessárias,
de acordo com o conhecimento científico, contribuindo assim para diminuir a ansiedade sobre a doença e também fazer de cada participante um disseminador do aprendizado construído neste encontro.


Discutimos sobre a alimentação, as crianças citaram a importância das verduras, legumes e frutas na dieta. Perceberam em suas pesquisas que as vitaminas encontradas em tais alimentos, as fibras e uma alimentação variada é fundamental para a prevenção de câncer.

Também compreenderam que a atividade física é muito importante para prevenção de câncer, além de outras doenças.
Os cartazes foram elaborados com ênfase no câncer de boca

Crianças do quinto ano, alunos da prof. Milza, chegando na sede da ONG SOPREV

 

 

Cartazes confeccionados pelos alunos como atividade preparatória, sob a orientação da pedagoga.
Estes cartazes foram realizados como tarefa de casa

Ficou bem claro, em suas pesquisas, que cigarro ou outros tipos de tabaco, principalmente se associado ao álcool, são fatores de risco ao aparecimento de câncer.

Após a oficina as crianças retornaram a Escola Cônego Marinho
Folhetos do A.C Camargo Cancer Center e do CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) foram de grande valia durante nossa oficina

Além das crianças e da professora Milza estavam presentes a secretária da ONG SOPREV Nilva Rodrigues dos Santos, o voluntário Edson Neves e as voluntárias Dalva Aparecida Oliveira Cabral e Silma Assunção de Melo Lopes.