ARTIGOS

SOPREV

Diante da realidade atual defino o Soprev como um conjunto de intervenções de saúde na esfera individual e coletiva que envolve promoção, prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e até mesmo reabilitação no caso da saúde bucal através das próteses. Temos vários profissionais envolvidos, pois nosso enfoque é o cuidado integral da pessoa onde o objetivo final é a melhora da qualidade de vida de todos. Por isso trabalhamos também a chamada saúde social. Exemplos desta se encontram nos programas de leitura: Biblioteca Itinerante do SOPREV; Programa Leitura no Lar; Leitura debaixo da goiabeira, etc. Além disso, o nosso Bazar Beneficente SOPREV que angaria fundos para a entidade procura estabelecer relações diretas e indiretas entre os doadores e os compradores estimulando a alegria, o prazer. As que doam por exercitar o desprendimento, as que compram por escolher o objeto adquirido – ao invés de ganhar uma peça usável podem comprar escolhendo de acordo com seu gosto. Isto para nós é um pontinho a favor da saúde social.
Nossas ações são sempre voltadas para a melhoria da comunidade. Nossos eventos beneficentes tem o cuidado de oferecer um ambiente agradável para integrar as pessoas. Através desta interação estamos promovendo saúde onde a conversa, os sorrisos, os abraços geram bem-estar, mais uma vez realçando a promoção de saúde.
O SOPREV vai além destes objetivos. É um trabalho de cidadania. Articula e realiza vários trabalhos sociais cria vínculo, passa confiança desperta relacionamentos inter grupos. Nossos encontros de consciência corporal mostram que a vida vai muito além da rotina diária, criam expectativas, mostra o lado interno de cada um, o quanto é vasto e às vezes tão inexplorado, valoriza cada parte do corpo mostrando sua importância em conjunto com o todo. Somos um grupo forte integrado, cada um oferece e doa um pouco de si e faz com que juntos transformamos vidas.

Silma Assunção de Melo Lopes
Novembro de 2014.