O Dia Nacional do Combate ao câncer foi criado em 1988, para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença. ( Fonte: INCA – Instituto Nacional de câncer).
Aproveitando a proximidade com a data, o Projeto SOPREV realizou sob a orientação da pedagoga Milza Lemos Ferreira Belim e a cirurgiã dentista Silma Assunção de Melo Lopes esta oficina.
Este trabalho envolveu atividades lúdicas, motoras, artística, de pesquisa na Internet, folhetos e livros.
As crianças manusearam o material disponível e em seguida fizemos um grande debate |
Discutimos sobre a alimentação, as crianças citaram a importância das verduras, legumes e frutas na dieta. Perceberam em suas pesquisas que as vitaminas encontradas em tais alimentos, as fibras e uma alimentação variada é fundamental para a prevenção de câncer.
Os cartazes foram elaborados com ênfase no câncer de boca |
Crianças do quinto ano, alunos da prof. Milza, chegando na sede da ONG SOPREV |
Cartazes confeccionados pelos alunos como atividade preparatória, sob a orientação da pedagoga. Estes cartazes foram realizados como tarefa de casa |
Ficou bem claro, em suas pesquisas, que cigarro ou outros tipos de tabaco, principalmente se associado ao álcool, são fatores de risco ao aparecimento de câncer.
Após a oficina as crianças retornaram a Escola Cônego Marinho |
Folhetos do A.C Camargo Cancer Center e do CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) foram de grande valia durante nossa oficina |
Além das crianças e da professora Milza estavam presentes a secretária da ONG SOPREV Nilva Rodrigues dos Santos, o voluntário Edson Neves e as voluntárias Dalva Aparecida Oliveira Cabral e Silma Assunção de Melo Lopes.